FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Para alguns teóricos, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos idênticos que resultam da ação do meio sobre o indivíduo. Para outros teóricos, o desenvolvimento é resultante do amadurecimento progressivo de estruturas pré-formadas no indivíduo, enquanto a aprendizagem é um processo externo e independente do desenvolvimento. Existe ainda uma terceira via teórica que considera a aprendizagem e o desenvolvimento como dois processos complementares.
A respeito das teorias sobre desenvolvimento e aprendizagem, analise os itens a seguir
I Para o ambientalismo/comportamentalismo, o desenvolvimento humano é determinado por fatores genéticos. O meio não altera sua forma de ser e de se desenvolver.
II Para o interacionismo, tanto os fatores biológicos como os ambientais são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e não podem ser dissociados.
III Para o inatismo, a criança nasce sem que nada esteja determinado biologicamente. É o meio ambiente em que vive que irá moldá-la, estimulá-la e corrigi-la. Necessita constantemente de um adulto por perto.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
II e III.
III, apenas.
Na expectativa de superar o extremismo entre os inatistas e os ambientalistas, os teóricos interacionistas explicam o desenvolvimento humano como o resultado da interação sujeito-objeto. Segundo esses teóricos, esse processo envolve os fatores hereditários, genético maturacionais, bioquímicos e de estimulação ambiental e da aprendizagem. Considerando as bases do interacionismo, julgue as assertivas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A concepção interacionista defende a ideia de que o desenvolvimento humano resulta da interação do indivíduo com as outras pessoas e o meio em que ela se encontra inserida.
( ) É por meio da interação com outras pessoas, adultos e crianças que, desde o nascimento, o indivíduo constrói a suas características: modos de agir, pensar, sentir e perceber o mundo.
( ) Para os pesquisadores interacionistas o desenvolvimento e a aprendizagem são processos idênticos que resultam da ação do meio sobre o indivíduo.
( ) A dependência que o indivíduo estabelece com meio faz com que as experiências acumuladas ao longo da vida não sirvam de base para novas construções.
( ) Segundo os interacionistas há uma relação dinâmica entre o desenvolvimento e a aprendizagem e, por isso, é importante que a construção dos conhecimentos na escola esteja articulado com as experiências cotidianas.
Assinale a sequência CORRETA.
F, F, V, V, F.
F, V, V, F, F.
F, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
Segundo Moraes, o paradigma educacional emergente “traz a percepção de um mundo complexo, a visão de contexto, uma visão mais ampla e abrangente, destacando a compreensão ecossistêmica da vida que enfatiza as relações do todo com as partes”.
(MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus Editora, 2000, p. 13)
Sobre as implicações educacionais do novo paradigma, analise os itens a seguir.
( ) A visão de totalidade proposta pelo paradigma educacional emergente destaca a forma de um pensamento sistêmico aplicado à educação e impõe a integração como fundamento da práxis da educação.
( ) Segundo o paradigma educacional emergente, a aprendizagem diz respeito à observação controlada da realidade. Trata-se de um processo linear, irreversível e unidirecional.
( ) O paradigma educacional emergente compreende a relação dialética existente entre sujeito-objeto e processo de construção do conhecimento.
( ) O paradigma educacional emergente reconhece a forma estática da relação sujeito/objeto e o mundo como uma estrutura perfeita passível de descrição objetiva.
( ) O paradigma educacional emergente reconhece que sujeito e objeto são organismos vivos, ativos, abertos e em constante interação com o mundo físico e social.
Assinale a sequência CORRETA.
F, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, V, F, F.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 170)
Partindo das afirmações acima, julgue as afirmativas que seguem.
I O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.
II O que a natureza dá ao homem não basta para lhe garantir a vida em sociedade. Ele precisará adequar-se ao meio por um processo de humanização.
III O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.
IV O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.
V Ao adquirir várias aptidões e apropriando-se do conhecimento produzido em sociedade, o homem garante sua sobrevivência buscando o bem-estar individual e coletivo.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, IV e V.
I, II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
II, III e V.
Leia, com atenção, as asserções a seguir.
"[...] devo ser considerado responsável por algo que não fiz, e a razão para a minha responsabilidade deve ser o fato de que eu pertenço a um grupo (um coletivo), o que nenhum ato voluntário meu pode dissolver” (ARENDT, 2004, 2016).
PORQUE
A liberdade não pode estar à margem da responsabilidade, pois se nenhum ato voluntário pode dissolver o pertencimento de um indivíduo ao grupo, a responsabilidade passa a ser condição da ação livre.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A interação face a face entre indivíduos particulares desempenha um papel fundamental na construção do ser humano: é através da relação interpessoal concreta com outros homens que o indivíduo vai chegar a interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento psicológico. Portanto, a interação social, seja diretamente com outros membros da cultura, seja através dos diversos elementos do ambiente culturamente estruturado, fornece a matéria prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.
(OLIVEIRA, M. K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4.ed. São Paulo: Scipione, 1997. p. 38)
Ao recordar a dimensão social do desenvolvimento psicológico, o texto ressalta:
o sentido da existência individual em detrimento da coletividade.
o valor da ação humana como derivação empírica.
o valor da ação humana como derivação abstrata.
o sentido cultural, político e coletivo da existência humana.
a separação dos valores culturais do mundo político e social.
Para Bleger (1987), há pelo menos três mitos filosóficos que influenciaram as ciências humanas, transparecendo uma visão simplista do homem e da organização da sociedade. A esse respeito, julgue as asserções a seguir.
I Mito do homem natural: o homem é possuidor de uma essência original, que o caracteriza como bom, possuindo qualidades que, por influência da organização social, se manifestariam ou modificariam.
II Mito do homem isolado: o homem é estudado como “homem em geral”, e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentadas como universais.
III Mito do homem abstrato: o homem é originário, um ser não-social, que desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com os outros indivíduos.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, apenas.
I e II.
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
Não se pode confundir Educação e Pedagogia. Enquanto a pedagogia surge na França do século XV como substantivo que designa um conjunto de atividades didático-educativas de intervenções e de sentido instrutivo, a Educação possui em sua natureza dinâmica o caráter da práxis, pois representa a concretização da ciência pedagógica no fato educativo.
Sobre a diferença entre a Educação e a Pedagogia, julgue os itens abaixo.
I A Educação possui um aspecto prático e, por isso, diz respeito ao conjunto das normas, regras, procedimentos e leis que regulamentam o sistema educacional.
II A Pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
III A educação é um processo autossuficiente, com fins específicos e representa um conjunto de saberes que determinam os procedimentos pedagógicos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
Observe a charge a seguir.
Sobre o papel do professor na formação do pensamento crítico, assinale a alternativa CORRETA.
Ensinar a pensar é admitir toda e qualquer forma de conhecimento, valores e produção cultural como verdade evidente e precisa da realidade.
Ensinar a pensar é estimular o pensamento crítico, o respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
Ensinar a pensar é comunicar o pensamento de forma sistêmica e regular aos outros indivíduos, evitando a deformação das premissas científicas.
Ensinar a pensar é transmitir os valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Ensinar a pensar é assumir, como quem ensina, uma postura inflexível que garanta que diferentes perspectivas não gerem equívocos conceituais.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57).
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
II e III.
III, apenas.
Na expectativa de superar o extremismo entre os inatistas e os ambientalistas, os teóricos interacionistas explicam o desenvolvimento humano como o resultado da interação sujeito-objeto. Segundo esses teóricos, esse processo envolve os fatores hereditários, genético maturacionais, bioquímicos e de estimulação ambiental e da aprendizagem. Considerando as bases do interacionismo, julgue as assertivas abaixo, indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) A concepção interacionista defende a ideia de que o desenvolvimento humano resulta da interação do indivíduo com as outras pessoas e o meio em que ela se encontra inserida.
( ) É por meio da interação com outras pessoas, adultos e crianças que, desde o nascimento, o indivíduo constrói a suas características: modos de agir, pensar, sentir e perceber o mundo.
( ) Para os pesquisadores interacionistas o desenvolvimento e a aprendizagem são processos idênticos que resultam da ação do meio sobre o indivíduo.
( ) A dependência que o indivíduo estabelece com meio faz com que as experiências acumuladas ao longo da vida não sirvam de base para novas construções.
( ) Segundo os interacionistas há uma relação dinâmica entre o desenvolvimento e a aprendizagem e, por isso, é importante que a construção dos conhecimentos na escola esteja articulado com as experiências cotidianas.
Assinale a sequência CORRETA.
F, F, V, V, F.
F, V, V, F, F.
F, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
Segundo Moraes, o paradigma educacional emergente “traz a percepção de um mundo complexo, a visão de contexto, uma visão mais ampla e abrangente, destacando a compreensão ecossistêmica da vida que enfatiza as relações do todo com as partes”.
(MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus Editora, 2000, p. 13)
Sobre as implicações educacionais do novo paradigma, analise os itens a seguir.
( ) A visão de totalidade proposta pelo paradigma educacional emergente destaca a forma de um pensamento sistêmico aplicado à educação e impõe a integração como fundamento da práxis da educação.
( ) Segundo o paradigma educacional emergente, a aprendizagem diz respeito à observação controlada da realidade. Trata-se de um processo linear, irreversível e unidirecional.
( ) O paradigma educacional emergente compreende a relação dialética existente entre sujeito-objeto e processo de construção do conhecimento.
( ) O paradigma educacional emergente reconhece a forma estática da relação sujeito/objeto e o mundo como uma estrutura perfeita passível de descrição objetiva.
( ) O paradigma educacional emergente reconhece que sujeito e objeto são organismos vivos, ativos, abertos e em constante interação com o mundo físico e social.
Assinale a sequência CORRETA.
F, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, V, F, F.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 170)
Partindo das afirmações acima, julgue as afirmativas que seguem.
I O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.
II O que a natureza dá ao homem não basta para lhe garantir a vida em sociedade. Ele precisará adequar-se ao meio por um processo de humanização.
III O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.
IV O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.
V Ao adquirir várias aptidões e apropriando-se do conhecimento produzido em sociedade, o homem garante sua sobrevivência buscando o bem-estar individual e coletivo.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, IV e V.
I, II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
II, III e V.
Leia, com atenção, as asserções a seguir.
"[...] devo ser considerado responsável por algo que não fiz, e a razão para a minha responsabilidade deve ser o fato de que eu pertenço a um grupo (um coletivo), o que nenhum ato voluntário meu pode dissolver” (ARENDT, 2004, 2016).
PORQUE
A liberdade não pode estar à margem da responsabilidade, pois se nenhum ato voluntário pode dissolver o pertencimento de um indivíduo ao grupo, a responsabilidade passa a ser condição da ação livre.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A interação face a face entre indivíduos particulares desempenha um papel fundamental na construção do ser humano: é através da relação interpessoal concreta com outros homens que o indivíduo vai chegar a interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento psicológico. Portanto, a interação social, seja diretamente com outros membros da cultura, seja através dos diversos elementos do ambiente culturamente estruturado, fornece a matéria prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.
(OLIVEIRA, M. K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4.ed. São Paulo: Scipione, 1997. p. 38)
Ao recordar a dimensão social do desenvolvimento psicológico, o texto ressalta:
o sentido da existência individual em detrimento da coletividade.
o valor da ação humana como derivação empírica.
o valor da ação humana como derivação abstrata.
o sentido cultural, político e coletivo da existência humana.
a separação dos valores culturais do mundo político e social.
Para Bleger (1987), há pelo menos três mitos filosóficos que influenciaram as ciências humanas, transparecendo uma visão simplista do homem e da organização da sociedade. A esse respeito, julgue as asserções a seguir.
I Mito do homem natural: o homem é possuidor de uma essência original, que o caracteriza como bom, possuindo qualidades que, por influência da organização social, se manifestariam ou modificariam.
II Mito do homem isolado: o homem é estudado como “homem em geral”, e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentadas como universais.
III Mito do homem abstrato: o homem é originário, um ser não-social, que desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com os outros indivíduos.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, apenas.
I e II.
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
Não se pode confundir Educação e Pedagogia. Enquanto a pedagogia surge na França do século XV como substantivo que designa um conjunto de atividades didático-educativas de intervenções e de sentido instrutivo, a Educação possui em sua natureza dinâmica o caráter da práxis, pois representa a concretização da ciência pedagógica no fato educativo.
Sobre a diferença entre a Educação e a Pedagogia, julgue os itens abaixo.
I A Educação possui um aspecto prático e, por isso, diz respeito ao conjunto das normas, regras, procedimentos e leis que regulamentam o sistema educacional.
II A Pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
III A educação é um processo autossuficiente, com fins específicos e representa um conjunto de saberes que determinam os procedimentos pedagógicos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
Observe a charge a seguir.
Sobre o papel do professor na formação do pensamento crítico, assinale a alternativa CORRETA.
Ensinar a pensar é admitir toda e qualquer forma de conhecimento, valores e produção cultural como verdade evidente e precisa da realidade.
Ensinar a pensar é estimular o pensamento crítico, o respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
Ensinar a pensar é comunicar o pensamento de forma sistêmica e regular aos outros indivíduos, evitando a deformação das premissas científicas.
Ensinar a pensar é transmitir os valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Ensinar a pensar é assumir, como quem ensina, uma postura inflexível que garanta que diferentes perspectivas não gerem equívocos conceituais.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57).
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
F, F, V, V, F.
F, V, V, F, F.
F, V, V, F, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, F.
Segundo Moraes, o paradigma educacional emergente “traz a percepção de um mundo complexo, a visão de contexto, uma visão mais ampla e abrangente, destacando a compreensão ecossistêmica da vida que enfatiza as relações do todo com as partes”.
(MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus Editora, 2000, p. 13)
Sobre as implicações educacionais do novo paradigma, analise os itens a seguir.
( ) A visão de totalidade proposta pelo paradigma educacional emergente destaca a forma de um pensamento sistêmico aplicado à educação e impõe a integração como fundamento da práxis da educação.
( ) Segundo o paradigma educacional emergente, a aprendizagem diz respeito à observação controlada da realidade. Trata-se de um processo linear, irreversível e unidirecional.
( ) O paradigma educacional emergente compreende a relação dialética existente entre sujeito-objeto e processo de construção do conhecimento.
( ) O paradigma educacional emergente reconhece a forma estática da relação sujeito/objeto e o mundo como uma estrutura perfeita passível de descrição objetiva.
( ) O paradigma educacional emergente reconhece que sujeito e objeto são organismos vivos, ativos, abertos e em constante interação com o mundo físico e social.
Assinale a sequência CORRETA.
F, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, V, F, F.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 170)
Partindo das afirmações acima, julgue as afirmativas que seguem.
I O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.
II O que a natureza dá ao homem não basta para lhe garantir a vida em sociedade. Ele precisará adequar-se ao meio por um processo de humanização.
III O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.
IV O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.
V Ao adquirir várias aptidões e apropriando-se do conhecimento produzido em sociedade, o homem garante sua sobrevivência buscando o bem-estar individual e coletivo.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, IV e V.
I, II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
II, III e V.
Leia, com atenção, as asserções a seguir.
"[...] devo ser considerado responsável por algo que não fiz, e a razão para a minha responsabilidade deve ser o fato de que eu pertenço a um grupo (um coletivo), o que nenhum ato voluntário meu pode dissolver” (ARENDT, 2004, 2016).
PORQUE
A liberdade não pode estar à margem da responsabilidade, pois se nenhum ato voluntário pode dissolver o pertencimento de um indivíduo ao grupo, a responsabilidade passa a ser condição da ação livre.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A interação face a face entre indivíduos particulares desempenha um papel fundamental na construção do ser humano: é através da relação interpessoal concreta com outros homens que o indivíduo vai chegar a interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento psicológico. Portanto, a interação social, seja diretamente com outros membros da cultura, seja através dos diversos elementos do ambiente culturamente estruturado, fornece a matéria prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.
(OLIVEIRA, M. K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4.ed. São Paulo: Scipione, 1997. p. 38)
Ao recordar a dimensão social do desenvolvimento psicológico, o texto ressalta:
o sentido da existência individual em detrimento da coletividade.
o valor da ação humana como derivação empírica.
o valor da ação humana como derivação abstrata.
o sentido cultural, político e coletivo da existência humana.
a separação dos valores culturais do mundo político e social.
Para Bleger (1987), há pelo menos três mitos filosóficos que influenciaram as ciências humanas, transparecendo uma visão simplista do homem e da organização da sociedade. A esse respeito, julgue as asserções a seguir.
I Mito do homem natural: o homem é possuidor de uma essência original, que o caracteriza como bom, possuindo qualidades que, por influência da organização social, se manifestariam ou modificariam.
II Mito do homem isolado: o homem é estudado como “homem em geral”, e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentadas como universais.
III Mito do homem abstrato: o homem é originário, um ser não-social, que desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com os outros indivíduos.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, apenas.
I e II.
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
Não se pode confundir Educação e Pedagogia. Enquanto a pedagogia surge na França do século XV como substantivo que designa um conjunto de atividades didático-educativas de intervenções e de sentido instrutivo, a Educação possui em sua natureza dinâmica o caráter da práxis, pois representa a concretização da ciência pedagógica no fato educativo.
Sobre a diferença entre a Educação e a Pedagogia, julgue os itens abaixo.
I A Educação possui um aspecto prático e, por isso, diz respeito ao conjunto das normas, regras, procedimentos e leis que regulamentam o sistema educacional.
II A Pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
III A educação é um processo autossuficiente, com fins específicos e representa um conjunto de saberes que determinam os procedimentos pedagógicos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
Observe a charge a seguir.
Sobre o papel do professor na formação do pensamento crítico, assinale a alternativa CORRETA.
Ensinar a pensar é admitir toda e qualquer forma de conhecimento, valores e produção cultural como verdade evidente e precisa da realidade.
Ensinar a pensar é estimular o pensamento crítico, o respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
Ensinar a pensar é comunicar o pensamento de forma sistêmica e regular aos outros indivíduos, evitando a deformação das premissas científicas.
Ensinar a pensar é transmitir os valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Ensinar a pensar é assumir, como quem ensina, uma postura inflexível que garanta que diferentes perspectivas não gerem equívocos conceituais.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57).
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
F, F, V, V, V.
V, V, F, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, F.
V, V, V, F, F.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
As modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.
(BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 170)
Partindo das afirmações acima, julgue as afirmativas que seguem.
I O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.
II O que a natureza dá ao homem não basta para lhe garantir a vida em sociedade. Ele precisará adequar-se ao meio por um processo de humanização.
III O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.
IV O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.
V Ao adquirir várias aptidões e apropriando-se do conhecimento produzido em sociedade, o homem garante sua sobrevivência buscando o bem-estar individual e coletivo.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, IV e V.
I, II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
II, III e V.
Leia, com atenção, as asserções a seguir.
"[...] devo ser considerado responsável por algo que não fiz, e a razão para a minha responsabilidade deve ser o fato de que eu pertenço a um grupo (um coletivo), o que nenhum ato voluntário meu pode dissolver” (ARENDT, 2004, 2016).
PORQUE
A liberdade não pode estar à margem da responsabilidade, pois se nenhum ato voluntário pode dissolver o pertencimento de um indivíduo ao grupo, a responsabilidade passa a ser condição da ação livre.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A interação face a face entre indivíduos particulares desempenha um papel fundamental na construção do ser humano: é através da relação interpessoal concreta com outros homens que o indivíduo vai chegar a interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento psicológico. Portanto, a interação social, seja diretamente com outros membros da cultura, seja através dos diversos elementos do ambiente culturamente estruturado, fornece a matéria prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.
(OLIVEIRA, M. K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4.ed. São Paulo: Scipione, 1997. p. 38)
Ao recordar a dimensão social do desenvolvimento psicológico, o texto ressalta:
o sentido da existência individual em detrimento da coletividade.
o valor da ação humana como derivação empírica.
o valor da ação humana como derivação abstrata.
o sentido cultural, político e coletivo da existência humana.
a separação dos valores culturais do mundo político e social.
Para Bleger (1987), há pelo menos três mitos filosóficos que influenciaram as ciências humanas, transparecendo uma visão simplista do homem e da organização da sociedade. A esse respeito, julgue as asserções a seguir.
I Mito do homem natural: o homem é possuidor de uma essência original, que o caracteriza como bom, possuindo qualidades que, por influência da organização social, se manifestariam ou modificariam.
II Mito do homem isolado: o homem é estudado como “homem em geral”, e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentadas como universais.
III Mito do homem abstrato: o homem é originário, um ser não-social, que desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com os outros indivíduos.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, apenas.
I e II.
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
Não se pode confundir Educação e Pedagogia. Enquanto a pedagogia surge na França do século XV como substantivo que designa um conjunto de atividades didático-educativas de intervenções e de sentido instrutivo, a Educação possui em sua natureza dinâmica o caráter da práxis, pois representa a concretização da ciência pedagógica no fato educativo.
Sobre a diferença entre a Educação e a Pedagogia, julgue os itens abaixo.
I A Educação possui um aspecto prático e, por isso, diz respeito ao conjunto das normas, regras, procedimentos e leis que regulamentam o sistema educacional.
II A Pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
III A educação é um processo autossuficiente, com fins específicos e representa um conjunto de saberes que determinam os procedimentos pedagógicos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
Observe a charge a seguir.
Sobre o papel do professor na formação do pensamento crítico, assinale a alternativa CORRETA.
Ensinar a pensar é admitir toda e qualquer forma de conhecimento, valores e produção cultural como verdade evidente e precisa da realidade.
Ensinar a pensar é estimular o pensamento crítico, o respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
Ensinar a pensar é comunicar o pensamento de forma sistêmica e regular aos outros indivíduos, evitando a deformação das premissas científicas.
Ensinar a pensar é transmitir os valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Ensinar a pensar é assumir, como quem ensina, uma postura inflexível que garanta que diferentes perspectivas não gerem equívocos conceituais.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57).
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, IV e V.
I, II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
II, III e V.
Leia, com atenção, as asserções a seguir.
"[...] devo ser considerado responsável por algo que não fiz, e a razão para a minha responsabilidade deve ser o fato de que eu pertenço a um grupo (um coletivo), o que nenhum ato voluntário meu pode dissolver” (ARENDT, 2004, 2016).
PORQUE
A liberdade não pode estar à margem da responsabilidade, pois se nenhum ato voluntário pode dissolver o pertencimento de um indivíduo ao grupo, a responsabilidade passa a ser condição da ação livre.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A interação face a face entre indivíduos particulares desempenha um papel fundamental na construção do ser humano: é através da relação interpessoal concreta com outros homens que o indivíduo vai chegar a interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento psicológico. Portanto, a interação social, seja diretamente com outros membros da cultura, seja através dos diversos elementos do ambiente culturamente estruturado, fornece a matéria prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.
(OLIVEIRA, M. K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4.ed. São Paulo: Scipione, 1997. p. 38)
Ao recordar a dimensão social do desenvolvimento psicológico, o texto ressalta:
o sentido da existência individual em detrimento da coletividade.
o valor da ação humana como derivação empírica.
o valor da ação humana como derivação abstrata.
o sentido cultural, político e coletivo da existência humana.
a separação dos valores culturais do mundo político e social.
Para Bleger (1987), há pelo menos três mitos filosóficos que influenciaram as ciências humanas, transparecendo uma visão simplista do homem e da organização da sociedade. A esse respeito, julgue as asserções a seguir.
I Mito do homem natural: o homem é possuidor de uma essência original, que o caracteriza como bom, possuindo qualidades que, por influência da organização social, se manifestariam ou modificariam.
II Mito do homem isolado: o homem é estudado como “homem em geral”, e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentadas como universais.
III Mito do homem abstrato: o homem é originário, um ser não-social, que desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com os outros indivíduos.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, apenas.
I e II.
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
Não se pode confundir Educação e Pedagogia. Enquanto a pedagogia surge na França do século XV como substantivo que designa um conjunto de atividades didático-educativas de intervenções e de sentido instrutivo, a Educação possui em sua natureza dinâmica o caráter da práxis, pois representa a concretização da ciência pedagógica no fato educativo.
Sobre a diferença entre a Educação e a Pedagogia, julgue os itens abaixo.
I A Educação possui um aspecto prático e, por isso, diz respeito ao conjunto das normas, regras, procedimentos e leis que regulamentam o sistema educacional.
II A Pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
III A educação é um processo autossuficiente, com fins específicos e representa um conjunto de saberes que determinam os procedimentos pedagógicos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
Observe a charge a seguir.
Sobre o papel do professor na formação do pensamento crítico, assinale a alternativa CORRETA.
Ensinar a pensar é admitir toda e qualquer forma de conhecimento, valores e produção cultural como verdade evidente e precisa da realidade.
Ensinar a pensar é estimular o pensamento crítico, o respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
Ensinar a pensar é comunicar o pensamento de forma sistêmica e regular aos outros indivíduos, evitando a deformação das premissas científicas.
Ensinar a pensar é transmitir os valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Ensinar a pensar é assumir, como quem ensina, uma postura inflexível que garanta que diferentes perspectivas não gerem equívocos conceituais.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57).
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A interação face a face entre indivíduos particulares desempenha um papel fundamental na construção do ser humano: é através da relação interpessoal concreta com outros homens que o indivíduo vai chegar a interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento psicológico. Portanto, a interação social, seja diretamente com outros membros da cultura, seja através dos diversos elementos do ambiente culturamente estruturado, fornece a matéria prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.
(OLIVEIRA, M. K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4.ed. São Paulo: Scipione, 1997. p. 38)
Ao recordar a dimensão social do desenvolvimento psicológico, o texto ressalta:
o sentido da existência individual em detrimento da coletividade.
o valor da ação humana como derivação empírica.
o valor da ação humana como derivação abstrata.
o sentido cultural, político e coletivo da existência humana.
a separação dos valores culturais do mundo político e social.
Para Bleger (1987), há pelo menos três mitos filosóficos que influenciaram as ciências humanas, transparecendo uma visão simplista do homem e da organização da sociedade. A esse respeito, julgue as asserções a seguir.
I Mito do homem natural: o homem é possuidor de uma essência original, que o caracteriza como bom, possuindo qualidades que, por influência da organização social, se manifestariam ou modificariam.
II Mito do homem isolado: o homem é estudado como “homem em geral”, e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentadas como universais.
III Mito do homem abstrato: o homem é originário, um ser não-social, que desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com os outros indivíduos.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, apenas.
I e II.
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
Não se pode confundir Educação e Pedagogia. Enquanto a pedagogia surge na França do século XV como substantivo que designa um conjunto de atividades didático-educativas de intervenções e de sentido instrutivo, a Educação possui em sua natureza dinâmica o caráter da práxis, pois representa a concretização da ciência pedagógica no fato educativo.
Sobre a diferença entre a Educação e a Pedagogia, julgue os itens abaixo.
I A Educação possui um aspecto prático e, por isso, diz respeito ao conjunto das normas, regras, procedimentos e leis que regulamentam o sistema educacional.
II A Pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
III A educação é um processo autossuficiente, com fins específicos e representa um conjunto de saberes que determinam os procedimentos pedagógicos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
Observe a charge a seguir.
Sobre o papel do professor na formação do pensamento crítico, assinale a alternativa CORRETA.
Ensinar a pensar é admitir toda e qualquer forma de conhecimento, valores e produção cultural como verdade evidente e precisa da realidade.
Ensinar a pensar é estimular o pensamento crítico, o respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
Ensinar a pensar é comunicar o pensamento de forma sistêmica e regular aos outros indivíduos, evitando a deformação das premissas científicas.
Ensinar a pensar é transmitir os valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Ensinar a pensar é assumir, como quem ensina, uma postura inflexível que garanta que diferentes perspectivas não gerem equívocos conceituais.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57).
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
o sentido da existência individual em detrimento da coletividade.
o valor da ação humana como derivação empírica.
o valor da ação humana como derivação abstrata.
o sentido cultural, político e coletivo da existência humana.
a separação dos valores culturais do mundo político e social.
Para Bleger (1987), há pelo menos três mitos filosóficos que influenciaram as ciências humanas, transparecendo uma visão simplista do homem e da organização da sociedade. A esse respeito, julgue as asserções a seguir.
I Mito do homem natural: o homem é possuidor de uma essência original, que o caracteriza como bom, possuindo qualidades que, por influência da organização social, se manifestariam ou modificariam.
II Mito do homem isolado: o homem é estudado como “homem em geral”, e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentadas como universais.
III Mito do homem abstrato: o homem é originário, um ser não-social, que desenvolve gradualmente a necessidade de relacionar-se com os outros indivíduos.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, apenas.
I e II.
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
Não se pode confundir Educação e Pedagogia. Enquanto a pedagogia surge na França do século XV como substantivo que designa um conjunto de atividades didático-educativas de intervenções e de sentido instrutivo, a Educação possui em sua natureza dinâmica o caráter da práxis, pois representa a concretização da ciência pedagógica no fato educativo.
Sobre a diferença entre a Educação e a Pedagogia, julgue os itens abaixo.
I A Educação possui um aspecto prático e, por isso, diz respeito ao conjunto das normas, regras, procedimentos e leis que regulamentam o sistema educacional.
II A Pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
III A educação é um processo autossuficiente, com fins específicos e representa um conjunto de saberes que determinam os procedimentos pedagógicos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
Observe a charge a seguir.
Sobre o papel do professor na formação do pensamento crítico, assinale a alternativa CORRETA.
Ensinar a pensar é admitir toda e qualquer forma de conhecimento, valores e produção cultural como verdade evidente e precisa da realidade.
Ensinar a pensar é estimular o pensamento crítico, o respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
Ensinar a pensar é comunicar o pensamento de forma sistêmica e regular aos outros indivíduos, evitando a deformação das premissas científicas.
Ensinar a pensar é transmitir os valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Ensinar a pensar é assumir, como quem ensina, uma postura inflexível que garanta que diferentes perspectivas não gerem equívocos conceituais.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57).
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
III, apenas.
I e II.
I e III.
II, apenas.
I, apenas.
Não se pode confundir Educação e Pedagogia. Enquanto a pedagogia surge na França do século XV como substantivo que designa um conjunto de atividades didático-educativas de intervenções e de sentido instrutivo, a Educação possui em sua natureza dinâmica o caráter da práxis, pois representa a concretização da ciência pedagógica no fato educativo.
Sobre a diferença entre a Educação e a Pedagogia, julgue os itens abaixo.
I A Educação possui um aspecto prático e, por isso, diz respeito ao conjunto das normas, regras, procedimentos e leis que regulamentam o sistema educacional.
II A Pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
III A educação é um processo autossuficiente, com fins específicos e representa um conjunto de saberes que determinam os procedimentos pedagógicos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e III.
II e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
Observe a charge a seguir.
Sobre o papel do professor na formação do pensamento crítico, assinale a alternativa CORRETA.
Ensinar a pensar é admitir toda e qualquer forma de conhecimento, valores e produção cultural como verdade evidente e precisa da realidade.
Ensinar a pensar é estimular o pensamento crítico, o respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
Ensinar a pensar é comunicar o pensamento de forma sistêmica e regular aos outros indivíduos, evitando a deformação das premissas científicas.
Ensinar a pensar é transmitir os valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Ensinar a pensar é assumir, como quem ensina, uma postura inflexível que garanta que diferentes perspectivas não gerem equívocos conceituais.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57).
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I e III.
II e III.
I, somente.
III, somente.
II, somente.
Observe a charge a seguir.
Sobre o papel do professor na formação do pensamento crítico, assinale a alternativa CORRETA.
Ensinar a pensar é admitir toda e qualquer forma de conhecimento, valores e produção cultural como verdade evidente e precisa da realidade.
Ensinar a pensar é estimular o pensamento crítico, o respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
Ensinar a pensar é comunicar o pensamento de forma sistêmica e regular aos outros indivíduos, evitando a deformação das premissas científicas.
Ensinar a pensar é transmitir os valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Ensinar a pensar é assumir, como quem ensina, uma postura inflexível que garanta que diferentes perspectivas não gerem equívocos conceituais.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 57).
Do texto, é CORRETO inferir que:
I a linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
III a linguagem diz respeito apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores
V a linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Ensinar a pensar é admitir toda e qualquer forma de conhecimento, valores e produção cultural como verdade evidente e precisa da realidade.
Ensinar a pensar é estimular o pensamento crítico, o respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
Ensinar a pensar é comunicar o pensamento de forma sistêmica e regular aos outros indivíduos, evitando a deformação das premissas científicas.
Ensinar a pensar é transmitir os valores produzidos pela cultura, assegurando a correta reprodução dos conteúdos científicos.
Ensinar a pensar é assumir, como quem ensina, uma postura inflexível que garanta que diferentes perspectivas não gerem equívocos conceituais.